O Dossiê da Crise II contém artigos de economistas brasileiros keynesianos associados à Associação Keynesiana Brasileira (AKB), além de convidados internacionais – todos conhecidos economistas keynesianos que têm participado ativamente das atividades da AKB –, objetiva avaliar os desdobramentos da crise financeira internacional, no mundo em geral e no Brasil, assim como avaliar algumas alternativas de políticas.
Algumas questões centrais tratadas neste dossiê foram: a crise financeira internacional resulta de uma crise de um paradigma econômico liberal? Quais os motivos da hesitante recuperação econômica mundial? O que está por detrás da crise na Europa? No caso do Brasil, quais foram os fatores determinantes na superação da crise? Passado o susto, quais problemas econômicos devem ser enfrentados e quais devem ser as soluções para os mesmos?
O Dossiê da Crise II está dividido em duas partes. Uma primeira parte analisa a natureza e os desdobramentos da crise financeira no mundo. Uma segunda focaliza os impactos da crise no Brasil e os caminhos de superação para um novo ciclo de crescimento sustentado.