Dossiê V – 2018

O Dossiê V da AKB “O Brasil pós-crise: das origens da crise às perspectivas e desafios futuros”, organizado por Fábio Terra e Daniela Prates, publicado em 2018, teve o objetivo de discutir a crise brasileira e o Brasil pós-crise, ou seja, o Brasil de meados de 2014 em diante. Para tantos, os três grandes temas que se colocam são a origem da crise, as perspectivas para o após crise e os desafios ao crescimento sustentado do País. O objetivo da AKB foi contribuir para o debate sobre a economia brasileira em um ano em que se realizam eleições presidenciais.

O Dossiê conta com 17 artigos, que apreendem os três temas apontados acima, estando divididos em três momentos: o período pré, durante e pós-crise econômica brasileira. Claro, vários dos artigos perpassam um e outro desses períodos, como é natural em análises de economia, jamais estanques.

Ao todo, 39 autor@s participam deste Dossiê V, de 16 instituições diferentes, públicas, privadas, acadêmicas e não acadêmicas, quais sejam, Universidade das Nações Unidas/Maastrich University, Unicamp, UFRGS, UFCG, UERJ, EESP-FGV, UEM, IBGE, Spinelli Corretora de Valores, Tapera-Taperá, UFABC, UFMG, Seplan-MG, UFSC, UFABC, UFF, FACAMP e PUC-SP, de quatro regiões do Brasil.