Histórico dos Encontros Internacionais da AKB

A AKB foi criada em 18 de abril de 2008, quando da realização de seu I Encontro Internacional, ocorrido no Instituto de Economia Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), Campinas/SP. Desde então há um Encontro anual da AKB. Neste primeiro Encontro, nossos palestrantes internacionais foram Paul Davidson, Philip Arestis, John McCombie, Dominique Plihon, Júlio Lopez e Roberto Frenkel.

A AKB foi fundada em 2008 sob a presidência do Prof. Fernando Ferrari Filho (UFRGS), que exerceu o cargo até 2010, quando então assumiu o Prof. Luiz Fernando de Paula (UERJ), que permaneceu no cargo até 2013.

O II Encontro Internacional da AKB ocorreu em Porto Alegre, no período de 9 a 11 de setembro de 2009, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em que vieram como keynote speakers Jan Kregel, Gary Dymski e Marc Lavoie.

O III Encontro Internacional da AKB, feito entre 11 e 13 de agosto de 2010, na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV), contou com a participação internacional de Steven Fazzari e de Thomas Palley.

Por sua vez, o IV Encontro da AKB ocorreu de 03 a 05 de agosto de 2011, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Dentre os convidados, estiveram presentes Jan Kregel e Malcolm Sawyer enquanto que nosso patrono homenageado foi o Prof. Fernando Cardim de Carvalho (UFRJ).

No V Encontro Internacional da AKB, realizado de 22 a 24 de agosto de 2012, na EESP/FGV, em São Paulo, estiveram como nossos convidados internacionais Jan Kregel e Giuseppe Fontana. Em 2012, a AKB homenageou seu patrono Prof. Luiz Carlos Bresser Pereira (EESP/FGV).

Já no VI Encontro Internacional, que ocorreu em Vitória/ES, no período de 14 a 16 de agosto de 2013, na Universidade Federal do Espírito Santo, contou com a ilustre presença de Phillip Arestis e Jorg Bibow. Neste Encontro a AKB homenageou o Prof. Philip Arestis (Universidade de Cambridge) como seu patrono honorário. Em 2013, o Prof. José Luis Oreiro (UnB) assumiu a presidência da AKB pelo período 2013-2015.

O VII Encontro da AKB ocorreu novamente na EESP/FGV, entre 13 e 15 de agosto de 2014, em que estiveram presentes Lionello Punzo, Mark Setterfield, Roberto Frenkel e Robert E. Prasch como nossos palestrantes internacionais. O homenageado da AKB em 2014 foi o Prof. Luiz Gonzaga Belluzo (Unicamp), um dos patronos da AKB.

O Encontro de 2015, nosso VIII Encontro, ocorreu em Uberlândia/MG, no período de 19 a 21 de agosto. Dentre os palestrantes externos estava Philip Arestis, Dani Lang e Thomas Palley enquanto que a Profa. Maria de Lourdes Mollo (UnB) foi a paraninfa homenageada da Associação. Nesta edição, Nelson Marconi (EESP/FGV) assumiu a presidência da AKB no período 2015-2017.

O IX Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira foi realizado na EESP/FGV, no período de 1 a 3 de setembro de 2016. Nesta edição, nosso homenageado foi Robert Frenkel (CEDES), que se tornou patrono honorário da AKB. Além da presença de nosso homenageado, ainda estiveram presentes Louis-Phillipe Rochon, John MacCombie e Gabriel Palma.

O X Encontro da AKB, 2017, ocorreu em Brasília, na Universidade de Brasília, entre 17 e 19 de agosto. Nesta edição, os palestrantes externos foram Arslan Razmi, Robert Blecker e Gary Dimsky.

O próximo Encontro da AKB, 2018, será realizado em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os dias 15 e 17 de agosto. A II Escola de Estudos sobre Teoria Keynesiana antecede o Encontro da AKB, nos dias 14 e 15 de agosto. Três foram palestrantes estrangeiros, Prof. Jan Toporowski, Prof. Steven Fazzari e Estebán Perez, da CEPAL e o Prof. homenageado desta edição foi Fernando Ferrari Filho, membro fundador e primeiro presidente da AKB, além de membro do Conselho Consultivo da Associação.