Histórico dos Encontros Internacionais da AKB

A AKB foi criada em 18 de abril de 2008, quando da realização de seu I Encontro Internacional, ocorrido no Instituto de Economia Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), Campinas/SP. Desde então há um Encontro anual da AKB. Neste primeiro Encontro, nossos palestrantes internacionais foram Paul Davidson, Philip Arestis, John McCombie, Dominique Plihon, Júlio Lopez e Roberto Frenkel.

A AKB foi fundada em 2008 sob a presidência do Prof. Fernando Ferrari Filho (UFRGS), que exerceu o cargo até 2010, quando então assumiu o Prof. Luiz Fernando de Paula (UERJ), que permaneceu no cargo até 2013.

O II Encontro Internacional da AKB ocorreu em Porto Alegre, no período de 9 a 11 de setembro de 2009, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em que vieram como keynote speakers Jan Kregel, Gary Dymski e Marc Lavoie.

O III Encontro Internacional da AKB, feito entre 11 e 13 de agosto de 2010, na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV), contou com a participação internacional de Steven Fazzari e de Thomas Palley.

Por sua vez, o IV Encontro da AKB ocorreu de 03 a 05 de agosto de 2011, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Dentre os convidados, estiveram presentes Jan Kregel e Malcolm Sawyer enquanto que nosso patrono homenageado foi o Prof. Fernando Cardim de Carvalho (UFRJ).

No V Encontro Internacional da AKB, realizado de 22 a 24 de agosto de 2012, na EESP/FGV, em São Paulo, estiveram como nossos convidados internacionais Jan Kregel e Giuseppe Fontana. Em 2012, a AKB homenageou seu patrono Prof. Luiz Carlos Bresser Pereira (EESP/FGV).

Já no VI Encontro Internacional, que ocorreu em Vitória/ES, no período de 14 a 16 de agosto de 2013, na Universidade Federal do Espírito Santo, contou com a ilustre presença de Phillip Arestis e Jorg Bibow. Neste Encontro a AKB homenageou o Prof. Philip Arestis (Universidade de Cambridge) como seu patrono honorário. Em 2013, o Prof. José Luis Oreiro (UnB) assumiu a presidência da AKB pelo período 2013-2015.

O VII Encontro da AKB ocorreu novamente na EESP/FGV, entre 13 e 15 de agosto de 2014, em que estiveram presentes Lionello Punzo, Mark Setterfield, Roberto Frenkel e Robert E. Prasch como nossos palestrantes internacionais. O homenageado da AKB em 2014 foi o Prof. Luiz Gonzaga Belluzo (Unicamp), um dos patronos da AKB.

O Encontro de 2015, nosso VIII Encontro, ocorreu em Uberlândia/MG, no período de 19 a 21 de agosto. Dentre os palestrantes externos estava Philip Arestis, Dani Lang e Thomas Palley enquanto que a Profa. Maria de Lourdes Mollo (UnB) foi a paraninfa homenageada da Associação. Nesta edição, Nelson Marconi (EESP/FGV) assumiu a presidência da AKB no período 2015-2017.

O IX Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira foi realizado na EESP/FGV, no período de 1 a 3 de setembro de 2016. Nesta edição, nosso homenageado foi Robert Frenkel (CEDES), que se tornou patrono honorário da AKB. Além da presença de nosso homenageado, ainda estiveram presentes Louis-Phillipe Rochon, John MacCombie e Gabriel Palma.

O X Encontro da AKB, 2017, ocorreu em Brasília, na Universidade de Brasília, entre 17 e 19 de agosto. Nesta edição, os palestrantes externos foram Arslan Razmi, Robert Blecker e Gary Dimsky.

Em relação aos encontros mais recentes, o de 2018, nosso décimo primeiro, teve como tema “Desafios para a Economia Brasileira: uma Perspectiva Keynesiana”. Nos dois dias, entre 14 e 15 de agosto, que antecederam o Encontro aconteceu a II Escola de Estudos sobre Teoria Keynesiana, contando com nove aulas dos seguintes professores de diferentes instituições brasileiras: Maryse Fahri (Unicamp), André Modenesi (UFRJ), Ricardo Dathein (UFRGS), Maria de Lourdes Mollo (UNB), Esther Dweck (UFRJ), Frederico Jayme Jr (UFMG), Octavio Conceição (UFRGS) e Andre Nassif (UFF). Além das aulas com professores nacionais, a escola contou também como uma aula internacional do professor Esteban Perez-Caldentey da CEPAL. O Encontro Internacional da AKB, que aconteceu entre 15 e 17 de agosto, contou com sete mesas especiais e três convidados internacionais. A primeira mesa foi sobre os “Os 70 anos da CEPAL” e teve como palestrantes Ricardo Bielschowsky (UFRJ) e Esteban Perez-Caldentey. A segunda sessão especial foi a Mesa de Conjuntura Econômica: “Desafios para a economia Brasileira: uma perspectiva keynesiana”, coordenada por Ricardo Araújo (UnB) e com os palestrantes: Nelson Marconi (FGV), Júlio Sergio Gomes de Almeida (IEDI) e Frederico Jayme Jr. (UFMG). A terceira sessão especial teve como tema “A atualidade de Keynes e Kalecki” e os palestrantes foram: Jan Toporowsky (University of London); Anderson Cavalcante (UFMG), Esther Dweck (UFRJ) e Gilberto Tadeu Lima (USP). A quarta sessão intitulou-se Reindustrialização e Reforma do Setor Financeiro: retomando as bases do desenvolvimento brasileiro.”, com Miguel Bruno (UERJ, ENCE e Mackenzie Rio) e Antônio Corrêa de Lacerda (PUC-SP), coordenada por José Antônio Lutterbach, do CORECON-Rio. A quinta sessão especial foi em homenagem a Fernando Ferrari Filho, que proferiu uma Aula Magna e teve os seguintes debatedores: Fábio Terra (UFABC), Luiz Fernando de Paula (UERJ) e Octávio Conceição (UFRGS). A sexta sessão especial foi intitulada “Entendendo as fontes do crescimento liderado pela demanda e estagnação” com a Palestranta de Steven Fazzari (Washington University), com os debatedores Daniela Prates (Unicamp) e Fábio Freitas (UFRJ). Por fim, a sétima sessão especial foi uma homenagem ao patrono da AKB, Fernando José Cardim de Carvalho (UFRJ), que contou com Eliane Araújo (UEM), Francisco Eduardo Pires de Souza (UFRJ), Fernando Ferrari Filho (UFRGS), Lavínia Barros de Castro (BNDES) e Carmem Feijó (UFF).

Já o nosso Encontro de 2019, realizado no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre os dias 27 e 30 de agosto, contou com 250 pessoas, sendo 120 na III Escola de Estudos em Teoria Keynesiana e outros 130 participantes específicos do XII Encontro Internacional – naturalmente, vários alunos da Escola de Estudos estiveram no Encontro, mas não os contaremos duas vezes para não duplicar o número de participantes. Os ministrantes das 09 aulas da III Escola foram os professores e professoras Adriana Amado (UnB), Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp), Luciano Coutinho (Unicamp), Marco Flávio Rezende (UFMG), Alain Herscovici (UFES), Lena Lavinas (UFRJ), Alfredo Saad (Universidade de Londres), Bárbara Fritz (Universidade Livre de Berlim) e Maria Cristina Marcuzzo (Universidade de Roma). Além disso, no XII Encontro da AKB, que se estendeu do dia 28 ao dia 30 de agosto, com as presenças de vários renomados professores-pesquisadores do Brasil e estrangeiros, que estiveram presentes em 8 sessões especiais, tais como Gary Dimsky (Universidade de Leeds), Bárbara Fritz (Universidade Livre de Berlim), Maria Cristina Marcuzzo (Universidade de Roma), Lionello Punzo (Universidade de Siena), Luiz Fernando de Paula (UFRJ), Daniela Prates (UNICAMP), Carmem Feijo (UFF), Fábio Terra (UFABC), Anderson Cavalcante (UFMG), Fabrício Mísso (UFMG), Elias Jabbour (UERJ), Ricardo Araújo (UnB), André Moreira Cunha (UFRGS), Adriana Amado (UnB), entre outros. Houve ainda a apresentação de 100 trabalhos, divididos em três sessões especiais, de professores-pesquisadores e pós-graduandos nacionais e estrangeiros.